19/08/13

a propósito da campanha eleitoral

Numa rua em Matosinhos, ela vê um cartaz de um candidato à Câmara.
 - "Mamã, quem é aquele senhor?"
 - "É um candidato à Câmara de Matosinhos"
 - "O que é um candidato?" - esta foi fácil pensei eu explicando-lhe que era um concorrente, como numa corrida em que correm todos e só um chega 1º.
 - "E o que faz um Presidente da Câmara, mamã?" - ora bolas... às vezes eu mesma me faço estas perguntas, mas adiante. Expliquei de forma que achei que ela perceberia.... "É o senhor que manda nos horários dos polícias, que decide a hora em que os lixeiros recolhem o lixo, que define as tarefas e os horários dos jardineiros, e dos senhores que trabalham nas águas..."
Ela decidida interrompe-me.
 - "Quando chegarmos a casa vou tratar de fazer um horário com as tarefas. A hora de tomar banho, a hora de fazer o jantar, a hora de arrumar o quarto...!".
Sim, e....
"É que assim posso ser eu a Presidente da Câmara!"

Sem comentários: