12/09/13

E é já amanhã

Que ela regressa à escola. A escola é a mesma mas tudo o resto muda. Muda a professora, muda a sala, mudam grande parte dos colegas (que com as regras apertadas deste ano, vão ficar mais 1 ano na sala da pré-primária 4 anos porque só fazem 5 no próximo ano, ainda que grande parte logo ali no início do ano).
Dos mais de 20 meninos da sala da Maria do ano passado, vão 4 com ela para a sala nova. Para nosso azar os que vão são aqueles com ela tem menos laços. Todos os outros ficam. Ela já sabe que vai para a sala dos grandes e que a professora Ana Paula (que ela adora) este ano não foi colocada na escola dela (com muita pena dela e minha). Sabe que os amigos de sempre Matilde e João vão  ficar na sala dos pequeninos e já fala disso com naturalidade. Pior vai ser quando perceber que todas as meninas com quem se dá melhor, vão ficar na sala dos pequeninos juntas e ela vai estar ali ao lado. Estarão juntas no recreio, é verdade, mas não é a mesma coisa.
Amanhã vai ser dia de apresentação. Vou com ela e a menos que queira não ficará na escola todo o dia. Segunda-feira começa a sério. Estou aqui com um nó na garganta só de pensar em como vai correr o dia amanhã. Em como vão correr os dias seguintes. Em como vou responder aos porquês que aí vêm. Como lhe explico que a professora queria ficar mas que o esquema de colocação de professores tem outras regras? Como lhe explico que afinal as raízes que criou o ano passado (e foi um ano com altos e baixos, com dias em que ia sorridente e outros tantos em que ficava chorosa na escola) ficaram no ano passado e que este ano começa tudo de novo?
Sei que ela é uma menina sociável e que com mais ou menos dificuldade se acabará por adaptar, mas preferia que fosse de outra forma...
 
E é também amanhã que o meu afilhado lindo vai para a escolinha pela 1ª vez :)

Sem comentários: