14/07/15

Alternativas saudáveis ao pão

Para quem não sabe, os cereais não são bem-vindos na dieta pelolitica, a modos que ando na busca por alternativas ao pão.
De manhã, ainda faço uma loucura umas 3 ou 4 vezes por semana e lá vai o pãozinho, porque me sabe muito bem o pão e porque na verdade nem sempre tenho tempo e paciência para fazer ovos mexidos ou bolinhos cetogénicos (e o de côco é maravilhoso).
No fim-de-semana, decidi experimentar uma receita de Oopsies. Um quase pão, quase qualquer coisa. Já tinha a receita há mais de um mês e confesso que até via as fotos lindinhas, mas os ingredientes deixavam-me de pé atrás. 3 ovos. 90g de cream cheese ou queijo quark. Bolas, achava que me ia saber a omolete ou algo parecido e não adoro queijo.
E meti a mão na massa. Bati as claras em castelo (bem duras), com um bocadinho de sal. Numa tacinha mexi as gemas com o queijo (usei cream cheese), incorporei com as claras. Fiz uns montinhos em papel vegetal e foram a forno pré-aquecido uns 20/25minutos.
Como decidi que íamos jantar hamburguer (feito em casa) e sabia que o mais provável era lá em casa querem meter o dito cujo dentro de um pão, encontrei a desculpa ideal para experimentar.
E fiquei agradavelmente surpreendida. Se sabe a pão? Não, não sabe.
Se é agradável? Muito. E melhor, tem dado para trazer um sandocha para lanchar (coisa que raramente faço, porque trazer ovos cozidos ou presunto para lanchar, convenhamos, não é lá muito prático.
Sentir que estou a comer algo que me sabe bem, que me sacia, não processado e low carb, é juntar o útil ao agradável.
Com esta receita fiz 8 unidades e hoje esgotou-se o stock. Tenho para mim que hoje à noite faço outra dose.
E outras alternativas? Têm? Ideias para pequenos-almoços e lanches?

1 comentário:

Sara disse...

Fiquei com vontade de experimentar! Pelos ingredientes parece delicioso... Tens de tirar uma foto, para eu ver o aspecto ;)
Beijinhos