15/10/15

o fio tropical

No carro a caminho da consulta com o otorrino:
 
 - Mamã, podemos falar sobre o crescimento das pessoas?
 - Claro Maria! (respondi convicta mas cheia de dúvidas... o que queria ela dizer com o crescimento das pessoas?). Do que queres falar concretamente?
 - Sabes mãe hoje na escola estivemos a falar de como é a vida quando estamos dentro da barriga das mães. Um menino disse que cortarm a barriga da mãe dele com uma faca...
(silêncio... e pânico... ai c´um catano que ela vai-me perguntar como é que saiu cá para fora  e porque é que eu não tenho uma cicatriz na barriga). Inspira. Expira
 - Filhota, sabes que não é com um face que se cortam as barrigas para os bebés sairem, não sabes?
 - Claro, mãe! Até me ri quando o menino disse aquilo. Mas sabes o que aprendi? Existe uma coisa que se chama fio tropical e que liga os bebés às mães.
(silêncio. oi? o que me escapou? fio tropical? o que será o fio tropical? será que faltei a essa aula de biologia no ensino secundário. E fez-se luz)
 - Hum... tu não queres dizer, cordão umbilical?
 - Pois é isso? Não foi o que eu disse? Fio, cordão. Tropical, umbilical. É isso....

Sem comentários: